Trânsito

Mais 3,5 quilômetros duplicados no contorno de Pelotas

Liberação do trecho na BR-392 ocorreu na sexta-feira pelo Dnit

Jô Folha -

De quilômetro em quilômetro, as obras de duplicação do contorno de Pelotas caminham para a conclusão. Na tarde desta sexta-feira (13), o trecho da BR-392, entre o entroncamento da avenida Viscondessa da Graça até o viaduto em construção sobre a via férrea, incluindo a ponte sobre o canal Santa Bárbara, foi liberado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As obras se iniciaram em 2012 e, com a entrega, 92% desse trecho estão duplicados e com o tráfego liberado para os veículos.

A duplicação engloba a BR-392 e a BR-116 e o projeto é extenso, busca a pista dupla com 14 obras especiais. "Em se tratando da duplicação, cada um quilômetro já é uma diferença. Apesar das dificuldades, estamos avançando na entrega das obras", salientou o engenheiro responsável, Vladimir Casa. A pista em que trafegavam os veículos antes da liberação não permitia ultrapassagens, agora, com a liberação, a expectativa é de que o trânsito na rodovia federal ganhe mais agilidade.

O novo trecho se soma aos quilômetros entre o viaduto do entroncamento da avenida Viscondessa da Graça, na entrada do Simões Lopes, até a ponte sobre o canal São Gonçalo, entregues no último ano. O tráfego de caminhões de carga na pista é grande, principalmente em direção ao Porto de Rio Grande, durante os meses de março, abril e maio, quando começam as safras da agroindústria. A da soja deve começar em breve, aumentando ainda mais a passagem dos veículos, lembra o engenheiro.

A liberação de sexta-feira contou com certo transtorno aos motoristas, pegos de surpresa. O trecho estava pronto há alguns dias, mas somente após a pintura da sinalização da pista que pôde ser entregue. O serviço foi feito na pista que agora trafega em somente um sentido - as linhas amarelas de não ultrapassagem agora passaram ao branco. Enquanto uma parte da equipe realizava a pintura, a outra coordenava o fluxo dos caminhões.

O contorno de Pelotas conta com mais de 23 quilômetros e, destes, 18 estão duplicados. Toda a duplicação é dividida em dois lotes, com subdivisões sob responsabilidade de empresas diferentes. O lote 1A já foi concluído e ainda faltam trechos do 1B. A expectativa de Vladimir Casa é de que os cinco quilômetros de trechos restantes sejam entregues ainda no primeiro semestre do ano. Entre os pontos inclusos nisso, estão os trechos em obras próximos à avenida Duque de Caxias.

Há sete anos, quando as obras se iniciaram, o investimento era de R$ 869,9 milhões, com término previsto para 2015. Em 2018, outros R$ 11 milhões foram liberados pelo governo federal para dar prosseguimento. Quando for entregue integralmente, a duplicação do contorno de Pelotas terá 11 viadutos e três pontes, que vão evitar que os veículos que circulam pela rodovia e internamente na cidade se cruzem.

Saiba mais sobre a liberação dos trechos na BR-116 na sexta-feira:

Quais os trechos liberados ao tráfego em pista dupla?

Lote 6 - Cristal - km 437,6 ao km 446,82 - extensão de 9,2 km

Lote 7 - São Lourenço - km 459,5 ao 464,6 - extensão de 5,1 km (liberado desde o dia 6 de março)

Lote 8 - Turuçu - km 478,3 ao 486 - extensão de 7,7 km

 

Qual o percentual de conclusão de cada um dos lotes (com base na última medição, em 31 de janeiro de 2020)?

Lotes 1 e 2 - 64%

Lote 3 - 69,7%

Lote 4 - 90,34%

Lote 5 - 48,83%

Lote 6 - 62,88%

Lote 7 - 71,08%

Lote 8 -82,68%

Lote 9 - 85,50%


Quais deles estão com obras em andamento neste momento?

Todos estão com obras e execução.


Qual o percentual geral de conclusão da rodovia?

A expectativa do Dnit é entregar toda a duplicação até o final de 2021.


Há previsão de entrega de novos lotes/trechos ainda em 2020? Quais (quantos quilômetros)?

Sim, contudo sobre as futuras liberações as mesmas serão divulgadas quando estiverem próximas a acontecer.

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